Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis
Toyota repensa grife 'Crown' como família global de carros híbridos
Veterano sed?de luxo vendido no Japão desde os anos 50 d?origem a outros modelos, incluindo um SUV a ser lançado nos EUA
Comente e compartilhe
"Coroa" pode soar como alguém velho em uma gíria tão antiga quanto no Brasil, mas para os japoneses tem outro significado, um sedã de luxo bastante venerado no país.
Pois a Toyota decidiu transformar o Crown, um produto essencialmente local (embora tenha sido vendidos em outros mercados) numa nova grife de carros.
Revelada no ano passado, a nova geração do modelo apareceu como um sedã/notchback, e que acaba de ser lançado no Japão. Ele é o primeiro de quatro veículos a ter o nome “Crown” estampado na carroceria.
Em comum, os novos Crown usam motorização com pegada sustentável. O sedã, por exemplo, será vendido como híbrido (HEV) ou por células de combustível (FCEV).
Trata-se de um carro enorme, com entreeixos de 3 metros e perfil de cupê. Por dentro, portanto, sobra espaço e requinte, que faz pensar por que a marca não usou a Lexus para vendê-lo.
Além do sedã, a Toyota também tem agora um crossover e um esportivo, o Crown Sport, e se prepara para revelar o modelo mais ambicioso, o “Crown SUV”.
O inédito veículo já tem data para ser apresentado, 14 de novembro, mas nos Estados Unidos, um sinal que o modelo tem outro cliente em vista.
A estreia do novo Crown ocorrerá no Salão de Los Angeles, na Califórnia, estado mais rico do país e onde a onda sustentável é forte.
Embora a Toyota faça mistério, o Crown SUV foi antecipado pelo conceito Crown Estate, mostrado tempos atrás. Detalhes técnicos ainda são escassos, mas sabe-se que será híbrido e com tração integral.
Siga o AUTOO nas redes: | | | |
A investida do “Coroa” ocorre enquanto a marca japonesa ainda sofre para lançar seus modelos puramente elétricos. Por enquanto, o foco são os híbridos, mas acredita-se que o Crown em breve também entrará para o “clube da tomada”.
Comente e compartilhe
Veja outras colunas
Em apuros, Nissan corta empregos e vende participação na Mitsubishi
13/11/2024 07h30Fabricante japonesa, no entanto, viu ações subirem nesta semana após fundo de investimento adquirir ações da empresa
Carros elétricos crescem no Brasil, mas mercado ?quase 60 vezes menor que nos EUA
12/11/2024 12h20Pouco mais de 6 mil veículos a bateria foram emplacados em outubro enquanto norte-americanos compraram quase 350 mil unidades em setembro
Stellantis usa tática 'Verstappen' e Compass segue ?frente do Corolla Cross nas vendas
08/11/2024 12h34Jeep sacou emplacamentos de última hora, interrompendo aproximação do Toyota, que poderia assumir a liderança em 2024