Mercedes prepara nova tinta solar para aumentar autonomia de eletrificados
Em condições ideais de sol, invenção pode gerar energia suficiente para adicionar até 55 km de autonomia por dia
Comente e compartilhe
Já imaginou um carro elétrico que gera sua própria energia enquanto está estacionado ou em movimento? Essa ideia futurista está se tornando realidade graças com a tinta solar que está sendo desenvolvida pela Mercedes-Benz.
VEJA TAMBÉM:
• Mercedes faz novo papamóvel elétrico feito à mão com base do Classe G
A fabricante alemã está desenvolvendo uma tinta solar capaz de captar energia do sol e transformá-la em eletricidade para recarregar a bateria do veículo.
Como funciona a tinta solar da Mercedes-Benz?
Imagem: Divulgação
Diferentemente de outras soluções, como os módulos solares que ocupam apenas o teto ou as laterais dos veículos, a tinta solar da Mercedes-Benz cobre toda a carroceria.
Com apenas 5 micrômetros de espessura (mais fina que um fio de cabelo), ela pode ser aplicada até mesmo em superfícies curvas, como para-lamas e vincos, sem comprometer o design do carro. Além disso, a tecnologia é leve pesando apenas 50 gramas por metro quadrado.
Mesmo com essa leveza e flexibilidade, a eficiência energética é de 20%, a mesma das células solares tradicionais usadas atualmente.
Com essa capacidade, em condições ideais de sol, a tinta pode gerar energia suficiente para adicionar até 55 km de autonomia por dia.
Imagine um SUV médio revestido com a tinta solar, cobrindo cerca de 11 metros quadrados. Em um ano, esse veículo poderia gerar mais de 12.000 km de autonomia apenas com energia solar, uma distância equivalente a uma viagem de ida e volta entre São Paulo e Porto Alegre mais de cinco vezes.
Se você vive em áreas ensolaradas, como o Nordeste do Brasil ou a Califórnia (EUA), o benefício seria ainda maior.
Mas mesmo em regiões com menos incidência solar, como partes da Europa, a tecnologia já está mostrando resultados promissores em testes práticos.
Outro ponto interessante é a sustentabilidade. A tinta solar da Mercedes não utiliza metais raros ou materiais difíceis de encontrar, o que a torna mais barata e fácil de reciclar.
Quando veremos essa tecnologia nos carros?
Imagem: Divulgação
Essa tecnologia ainda está em fase de desenvolvimento. A Mercedes-Benz está ajustando detalhes, como o método de aplicação da tinta nos veículos. No entanto, os primeiros testes práticos já são animadores.
Mesmo que ainda leve alguns anos para chegar ao mercado, a tinta solar já se destaca como uma alternativa inovadora para o carregamento de veículos elétricos.
Ao invés de depender exclusivamente de estações de recarga, você poderia aproveitar o sol para rodar mais quilômetros, economizando tempo e dinheiro.
A Mercedes não é a única explorando o uso de energia solar em veículos, empresas como Sono Motors e Aptera também estão investindo nessa tecnologia. Mas o diferencial da tinta solar da Mercedes é o fato de poder ser aplicada em toda a carroceria do veículo.
Comente e compartilhe
Estudante do 2º ano de comunicação, Stephanie escolheu a profissão por acreditar no poder transformador do jornalismo.