BYD Shark e outras 9 picapes que foram lançadas em 2024; relembre

Utilitários do segmento j?representam 20% do mercado de automóveis e comerciais leves
BYD Shark

BYD Shark | Imagem: Divulgação

O segmento de picapes vai ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro. Hoje em dia, há representa em torno de 20% das vendas de automóveis e comerciais leves, conforme dados da consultoria Bright Consulting. Não é à toa que as fabricantes estão de olho neste terreno e lançam uma série de novidades.

VEJA TAMBÉM:

Em 2025 algumas novas picapes estão por vir, entre as quais a GWM Poer, que deverá chegar como híbrida flex e fabricada em Iracemápolis (SP), a partir do primeiro semestre. A Toyota Hilux deverá ganhar versão híbrida leve, fabricada na Argentina. E a Ford deverá trazer a Maverick renovada ao Brasil, entre outras novidades.

Mas em 2024 tivemos bons lançamentos de picapes, todas do segmento médio e grande. Vamos relembrar quais foram os principais? Dê uma olhada na lista abaixo.

1 - Chevrolet S10

Chevrolet S10 2025
Chevrolet S10 2025 ganhou uma série de novidades para continuar entre os modelos mais vendidos
Imagem: Divulgação

A picape renovada da GM foi lançada em abril, com reestlização com inclui uma nova frente, mais de acordo com a linguagem de design adotado nos lançamentos mais recentes da marca. Porém, a principal mudança ficou por conta do interior, qie recebeu painel digital ao lado de uma central multimídia maior. 

O visual do painel da S10 passou a ficar mais parecido com o da Silverado. Além disso, a picape  ganhou uma posição para as saídas de ar e comandos centralizados em um teclado no console central. Bom tambem é que o motor 2.8 turbodiesel ficou acoplado ao novo câmbio automático de 8 marchas.

2 - VW Amarok

Volkswagen Amarok 2025
Volkswagen Amarok 2025 Imagem: Divulgação

Demorou, mas a Volkswagen lançou a  versão renovada da picape fabricada na Argentina em agosto. Mudou pouco, recebendo frente redesenhada, com novos faróis, formato da grade e para-choque. Nas versões Highline e Extreme, uma barra iluminada corta toda a parte de baixo do capô, nova moda da marca. A picape ficou muito parecida com sua “irmã menor”, a Saveiro.

No console central a tela multimídia está maior, com tela de 9 polegadas e o sistema VW Play atualizado para rodar Android Auto e Apple Carplay sem fio. A Amarok também passou a ter  seis airbags de série no lugar das quatro bolsas da versão antiga, além de um Safe tag emite avisos visuais, mas sem assistência ativa.

3 - JAC Hunter

JAC Hunter HD 4x4
JAC Hunter HD 4x4 acaba de chegar ao mercado, apenas com motor turbodiesel. A elétrica chegara a conta gotas, em 2025
Imagem: Divulgação

A picape média da marca chinesa foi lançada no início deste mês de dezembro. Chegou com  motor 2.0 turbodiesel de 191 cv de potência e 46,9 kgfm de torque acoplado a um câmbio automático de oito marchas. A tração é sempre 4x4 com reduzida.

Com comprimento de 5,33 m, largura de 1,96 m e entre-eixos de 3,11 m e capacidade de carregar 1.400 kg —enquanto as concorrentes levam pouco mais de 1.000 kg—, a Jac Hunter tenta convencer os compradores pela imponência da frente com uma enorme grade ladeada pelos faróis de LED divididos em três blocos.

4 - BYD Shark 

BYD Shark
BYD Shark ousouao chegar como híbrida, no segmento de modelos médios, algo inédito no Brasil
Imagem: Divulgação

A picape híbrida da marca chinesa chegou em outubro. Para rivalizar com as concorrentes a diesel, a BYD  apostou em um conjunto que une um motor 1.5 turbo a gasolina de 180 cv com dois elétricos - um em cada eixo.

A potência combinada do conjunto motriz chega a 437 cv, com 65 kgfm de torque máximo, capazes de levar os 2.665 kg da picape de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos. A questão é que a capacidade de carga fica abaixo das rivais, com carga útil de 790 kg (mais próximo dos 720 kg da Fiat Strada do que dos 1.000 kg das rivais médias) e volume de carga de 1.450 litros.

5 - Fiat Titano

Fiat Titano 2025
Fiat Titano 2025 foi a primeira picape média da marca italiana, que deverá passar a ser feita na Argentina em 2025
Imagem: Divulgação

A primeira picape média da marca italiana estreou em março, com a base da Peugeot Landtrek. Começou a vir montada do Uruguai, mas deverá receber novo motor 2.2 turbodiesel e ser produzida na Argentina a partir de 2025. Tem ganhado espaço no mercado aos poucos, mas ainda bem abaixo das rivais.

Além de preço competitivo, a Fiat apostou em uma lista de equipamentos superior contando com um pacote bem recheado. Entre eles, estão: sistema multimídia com tela de 10”, computador de bordo, alertas de colisão iminente e de mudança indevida de faixa, alertas de ponto cego e de tráfego cruzado, entre outros.

6 - Ram 1.500

Laramie
RAM 1500 renovada deixou de ser equipada com motor V8, que vão vai atender às novas leis de emissões de 2025
Imagem: Divulgação

A picape da marca norte-americana chegou ao Brasil em outubro, com uma mudança de motor, substituindo o tradicional V8 Hemi, que já não vai atender às novas normas de emissões a partir de 2025. 

O novo modelo se mantém como a picape mais potente do Brasil, conseguindo acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,3 segundos. Um dos destaques da RAM 1500 2025 é sua suspensão a ar Active-Level, que oferece cinco níveis ajustáveis, controlados pela chave presencial ou pela central multimídia

7 - Ford F-150

Ford F-150 2024
Ford F-150 renovada ficou ainda mais sofisticada, com tampa da caçamba bipartida, enre vários outros itens
 Imagem: Divulgação

A renovada picape começou a ser entregue entre outubro e novembro. Entre as novidades da Ford F-150 da linha 2025 destacam-se itens como a tampa da caçamba multiacesso, head-up display e novos detalhes no desenho, o que inclui o logo da marca norte-americano modernizado. A nova frente passa a ter faróis com luzes de assinatura em formato de F estilizado, de Ford. 

A F-150 é o primeiro modelo a exibir o novo logotipo oval da Ford, com friso e letras brancas em vez do tradicional cromado. O emblema, aplicado na grade dianteira, é mais um item de personalização dos modelos, com fundo azul na Lariat e em preto na Black.O motor é o V8 5.0 de 405 cv e 56,7 kgfm, com câmbio de 10 marchas.

8 - Jeep Gladiator

Jeep Gladiator 2025
Jeep Gladiator ganho retoques discretos no desenho, nova central multimídia, entre outros detalhes
Imagem: Divulgação

A picape descolada foi mostrada no Festival Interlagos, em São Paulo, no mês de agosto.  Recebeu retoques no visual, o que inclui uma leve reestilização nos para-choques e na grade frontal, além de novas rodas de 17 polegadas com um design exclusivo e pneus de uso misto. 

As opções de cores também são novas:  Cinza Anvil, Azul Hydro e Azul Earl (disponível no Wrangler). Além disso, Preto, Branco Bright, Cinza Granite e Vermelho Firecrakcer. Com portas removíveis, a Gladiator oferece uma experiência diferenciada nas trilhas, como uma condução quase ao ar livre, com novos bancos co ajuste elétricos.

9 - Mitsubishi Triton

Mitsubishi Triton 2025
Mitsubishi Triton 2025 deixou o nome L200 de lado e mudou de geração, com uma série de mudanças
Imagem: Divulgação

A picape da marca japonesa deixou o nome L200 de lado e acaba de ter iniciado o período de pré-venda. Ao mudar de geração, o modelo ganhou desenho todo novo e uma estutura com 60% mais de rigidez flexional e 40% mais rigidez torcional em comparação com o modelo anterior.

O interior também mudou bastante, com seletor de modo de condução giratório no console central , sistema de câmeras 360º, e acabamento interno de couro, além de carregamento sem fio para celulares. O novo  motor da Triton é um 2.4 turbodiesel de 205 cv e 47,9 kgfm de torque, associado a uma transmissão automática de seis marchas.

10 - Riddara RD6

Geely Riddara RD6 2025
Geely Riddara RD6 2025 ainda não terminou o processo de homologação, mas já foi apresentada à imprensa
Imagem: Divulgação

Foi apresentada no final de novembro, mas para começar a ser vendida depende da finalizaçãoda homologação. De qualquer forma, é uma picape 100% elétrica, com motor  de 272 cv de potência e 39,1 kgfm de torque no eixo traseiro. Ainda não há uma versão 4x4. Segundo a importadora, a picape chega aos 100 km/h em 7,3 segundos.

A capacidade de carga é de 755 kg, com 2.500 kg de reboque. O volume da caçamba comporta 1.200 litros de bagagem, sendo mais 70 litros no porta-malas frontal e 48 litros embaixo dos bancos traseiros. A versão Luxury usa bateria de lítio ternária de 86 kWh e prevê uma autonomia de até 515 km, pelo ciclo chinês.

 

Carlos Guimarães

Jornalista h?mais de 20 anos, j?acelerou várias novidades, mas não dispensa seu clássico no final de semana

VEJA TAMBÉM